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quarta-feira, 8 de abril de 2009

Minas turismo Gerais Especial # 02

Minas avança no turismo


O salão do turismo movimentou belo Horizonte

Sérgio Moreira

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Érica Drumond , no início de 2007, iniciou-se um processo estratégico de planejamento, buscando a descentralização da gestão e dos recursos, em benefício de agilidade e de resultados para o setor. "Fizemos um choque de cultura turística, aprendendo com as melhores práticas e ensinando uns aos outros sobre a nossa atividade. Formamos firmes parcerias com instituições do trade turístico.
Gestão descentralizada - Érica Drumond informa que Minas Gerais é um estado mediterrâneo, com 853 municípios, com PIB maior do que o Chile. Um Estado com uma grandeza territorial enorme. Para alcançar todas as regiões do Estado, as ações, programas e projetos precisam ser executados na ponta. De acordo com a secretária, Minas Gerais tem organizado e em plena atividade uma Federação, a FECITUR, que agrega 42 Associações dos Circuitos Turísticos, envolvendo todas as regiões mineiras e a capital Belo Horizonte. "Estas Associações são os braços de nossa política pública. Trabalhamos para que cada região se desenvolva e apóie a comercialização de maneira integrada. Para que continuem as execuções de nossa política públicas na ponta, de maneira eficaz", ressalta Drumond. Outra forma de descentralização de gestão, lembra a secretária, é a criação do Conselho Estadual de Turismo, que terá papel fundamental na formulação e discussão das políticas públicas na atividade, enriquecendo conteúdos e garantindo a representatividade do setor público e da iniciativa privada na articulação da política estadual do turismo.
Resultados -A secretária apresenta os resultados da política estadual de turismo, entre 2007 e início de 2009. "Fortalecemos os receptivos locais, capacitando-os e aproximando-os do cliente final. Incentivamos a formatação de roteiros integrados, segmentando nossos principais produtos e identificando seus nichos de mercado", afirma. Nestes dois anos e três meses de gestão já foram capacitados sessenta receptivos do turismo mineiro e criados e ofertados para o mercado 71 roteiros turísticos. Érica Drumond lembra ainda a instalação de 360 placas de sinalização turística rodoviária e a capacitação de 120 policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiro. De acordo com ela, Minas Gerais possui quatro destinos considerados como indutores do turismo nacional (Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina). "Em 2009, vamos ampliar para 15 nossos destinos indutores. Queremos também em Minas 10 destinos, que serão referência para recepção do turista brasileiro", ressaltou.
Promoção e incentivo à comercialização-A secretária lembrou investimentos na ordem de R$ 7,5 milhões em ações de promoção e incentivo à comercialização do produto turístico mineiro. "Participamos 150 feiras e eventos do turismo nacional e internacional. Realizamos ações promocionais nos principais mercados, fomentando a inserção de nossos destinos nos tarifários das maiores operadoras do turismo", diz. A secretária ressaltou ainda a visita de 60 jornalistas e 96 operadores do turismo a Minas Gerais, em Famtours e Presstrips – viagens de familiarização e reconhecimento de atrativos. "Estas atividades são prioritárias e de resultado imediato para divulgação, promoção e incentivo à comercialização do produto turístico Minas Gerais.
Decola Minas - Érica Drumond afirmou que dentro do Programa Decola Minas, estão em pleno funcionamento e com ótimos índices de ocupação os três vôos diretos internacionais implantados em 2008: BH/Lisboa, pela TAP - BH/Panamá, pela COPA e BH/ Miami pela Amercian Airlines. "O Aeroporto Internacional Tancredo Neves opera mais de cinqüenta vôos internacionais por semana. Tivemos em 2008, um número seis vezes maior de desembarques internacionais, comparado com 2007", comemora a secretária. No ano passado, 88 mil turistas desembarcaram no Aeroporto.
Turismo de Negócios e Casa de Minas - No fim de 2008, ressaltou a secretaria, o Governo de Minas assinou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento convênio de 5,6 milhões de dólares para incremento da atividade do turismo de negócios em Belo Horizonte. "Para o sucesso deste projeto, estamos utilizando as melhores práticas do Instituto Euvaldo Lodi. Nosso setor está motivado e interligado em uma grande rede de prestação de serviços". A meta da Setur é atrair grandes eventos para a Capital Belo Horizonte e para os principais pólos mineiros Uberlândia, Juiz de Fora, Araxá e Ouro Preto. A secretária também disse que em novembro do ano passado, dentro do encontro Minas em Piemonte, a Casa de Minas teve a sua primeira itinerância internacional. "Levamos ao público italiano uma síntese de nossos principais atrativos turísticos e culturais, por meio da Exposição Viver Minas", diz Drumond, anunciando ainda para este ano a inauguração da Casa de Minas em São Paulo.
Contatos: sergmoreira@ig.com.br

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