Olha nóis aqui,oh!

Belo Horizonte, MInas Gerais, Brazil
A revista eletrônica da Região Leste de BHZ. Comunidade, cultura, ecologia, esportes, lazer e diversão, mirim, plenário, poesias, saúde,gente, 24 horas

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alto Vera Cruz

Urbanização traz melhorias ao Alto Vera Cruz
A rotina de algumas áreas do bairro Alto Vera Cruz já começa a mudar com o início das obras de urbanização do Orçamento Participativo (OP). No beco Astolfo Dutra, por exemplo, chama a atenção o vaivém constante da pá carregadeira enchendo caminhões de terra e entulho, enquanto operários trabalham manualmente na demolição de moradias. Só neste trecho a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) já removeu 49 das 63 famílias previstas, a fim de transformar o beco em uma via asfaltada com sete metros de largura, além de instalar redes de drenagem e esgoto, iluminação pública e implantar uma praça.

Segundo a engenheira Sandra Maria Gomes, da Urbel, as intervenções visam, principalmente, reestruturar e interligar a malha viária. “Os becos Astolfo Dutra, Itaipu e Vitória serão alargados e transformados em vias veiculares, enquanto a rua Desembargador Braúlio, uma das principais da comunidade, será prolongada em uma extensão de 295 metros, até as proximidades da avenida dos Andradas”, explica. “Além disso, vamos construir 16 sobrados para reassentar famílias que serão removidas para a urbanização de um trecho da rua General Osório”, acrescenta a engenheira.

O vigilante Antônio Carlos Guimarães, 47 anos, que nasceu e sempre morou no beco Astolfo Dutra, está satisfeito com as obras. “Minha casa vai valorizar e ficar de frente para a rua. Vamos ter mais segurança e vou poder colocar meu carro na minha residência”, diz.

As obras também criam empregos. O jovem morador da comunidade Albert Leandro de Souza, 18 anos, há muito tempo não conseguia ocupação. Em janeiro foi contratado como servente de pedreiro pela empreiteira. “Trabalhar e estudar é cansativo, mas necessário para ter um futuro melhor”, destaca Albert, que, à noite, cursa a 7ª série na Escola Municipal Israel Pinheiro. No auge das intervenções, o número de postos de trabalho deve chegar a 50.

De acordo com o diretor de Operações da Urbel, Aloísio Moreira Rocha, o valor contratado dos empreendimentos do OP no Alto Vera Cruz é de R$ 3,1 milhões relativos a obras. “Em remoções e reassentamentos de famílias a Prefeitura já investiu, até o momento, por volta de 1,3 milhões”, informa.

Nenhum comentário: