Olha nóis aqui,oh!

Belo Horizonte, MInas Gerais, Brazil
A revista eletrônica da Região Leste de BHZ. Comunidade, cultura, ecologia, esportes, lazer e diversão, mirim, plenário, poesias, saúde,gente, 24 horas

quinta-feira, 16 de abril de 2009

França no Brasil!

Capital mineira tem programação
do Ano da França no Brasil

Entre os eventos que compõem a programação em Belo Horizonte destacam-se o VI Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e o V Festival de Arte Negra (FAN)
A programação do Ano da França no Brasil terá início no dia 21 de abril, dedicado a Tiradentes, e terminará no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República. As datas são significativas, pois retomam os ideais da Revolução Francesa.
Em Minas Gerais, a França será homenageada pelo governo do Estado durante a entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto.
Para a solenidade são esperados o cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Hugues Goisbault, o cônsul honorário da França em Belo Horizonte, Manoel Bernardes, a adida de Ação Cultural e Cooperação da Embaixada da França, Sylvie Debs, e o presidente da região de Nord-Pas-de-Calais, Daniel Percheron, que vai representar o governo francês.
Para a programação das festividades na capital mineira, o ex-prefeito Fernando Pimentel constituiu, por meio do Decreto 13.254, de 12 de agosto de 2008, assinado por ele e pelo cônsul geral da França, um comitê municipal composto pelo secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo; a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Thaís Pimentel; o diretor-presidente da Belotur, Júlio Pires; a secretária municipal adjunta de Planejamento, Ana Luiza Nabuco; e o chefe da Assessoria de Comunicação Social Adjunta, Carlos Alberto dos Santos.
Entre os eventos que compõem a programação em Belo Horizonte destacam-se o VI Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), a ser realizado entre os dias 16 e 21 de outubro, e o V Festival de Arte Negra (FAN), que acontecerá entre os dias 2 e 8 de novembro. A proposta do FAN este ano é aprofundar a visão das matrizes e reflexos da cultura oriunda da região do Grande Congo e da África Francofônica no Brasil e no Caribe.
O Ano da França no Brasil é resultado de acordos diplomáticos bilaterais e foi anunciado pelos presidentes de ambos os países em 2006. O primeiro encontro entre os comissariados francês e brasileiro para o evento aconteceu durante o II Encontro da Cooperação Descentralizada e Federativa Brasil-França, realizado na capital mineira em novembro de 2007.

Nenhum comentário: