Olha nóis aqui,oh!

Belo Horizonte, MInas Gerais, Brazil
A revista eletrônica da Região Leste de BHZ. Comunidade, cultura, ecologia, esportes, lazer e diversão, mirim, plenário, poesias, saúde,gente, 24 horas

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Córregos da Capital


Rios sob as ruas de BH


Atualmente, dos 673 quilômetros de cursos d’água existentes na capital mineiros, cerca de 175 encontram-se canalizados. Destes, 134 estão cobertos por ruas, avenidas e outras construções. Na região central de Belo Horizonte, às várzeas e os fundos de vales deram lugar às edificações, Leitão, da Mata, da lagoinha e Pasinho são córregos substituídos por largas avenidas: Prudente de Morais, Silviano Brandão, Antonio Carlos e Dom Pedro II.
(...) A modificação na gestão de recursos hídricos em Belo Horizonte começou a partir de 1999, quando foi criado o Plano Diretor de Drenagem que lhe deu origem ao programa Drenurbs (Programa de Saneamento Ambiental de Belo Horizonte). Esse plano trouxe novos conceitos que passaram a ser adotados como políticas públicas para reverter a tradição de canalização.
Ao tentar integrar os rios à paisagem, como faz o Drenurbs, ao invés de canalizar, é um avanço. Porém, algumas políticas da Prefeitura ainda mantêm conceitos atrasados. Algumas ações como Canalização, revestimentos inadequados como a Avenida Bacuraus e do córrego Tamboril, na região Norte da cidade, entram em confronto com o conceito do plano diretor
.


Fonte: "Morreu na contramão atrapalhando o tráfego" de Pâmilla Villas Boas e Stéphanie Bollmann para a revista Manuelzão – nº 49 – ano 11 – dezembro/2008.


Nenhum comentário: