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quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ferrovia Centro Atlântica


Projeto moderniza malha ferroviária da Região Metropolitana de BH

O projeto de um dos principais investimentos em infraestrutura ferroviária de Minas Gerais foi celebrado nesta terça-feira, dia 17, no Ministério dos Transportes, em Brasília, pelo Governo Federal e pela Vale, em evento que contou com a presença do prefeito Marcio Lacerda. O empreendimento, denominado Modernização do Contorno Ferroviário de BH, prevê importantes intervenções urbanas na capital e na região metropolitana. Os investimentos preliminares em infraestrutura urbana, que totalizam R$ 137,5 milhões, vão beneficiar 250 mil pessoas em dez bairros
Além de facilitar a circulação de veículos e pedestres, o programa tem como objetivo reduzir as interferências da ferrovia nos bairros, eliminar as passagens de nível com a construção de três passarelas, três viadutos rodoviários, dois viadutos ferroviários e uma trincheira. Outro importante benefício do projeto é a construção de áreas verdes e de lazer em locais próximos à nova faixa de domínio, bem como o prolongamento da rua Souza Aguiar, no bairro São Geraldo, em Belo Horizonte.
“Esse acordo celebrado hoje representa uma grande conquista para os moradores da capital e de Sabará. Essa é uma obra de grande alcance econômico e social, que irá beneficiar cerca de 250 mil pessoas, com obras que, além de facilitar a mobilidade de veículos e pedestres, irão também melhorar a segurança daquelas famílias que moram ao longo das ferrovias, com a construção de viadutos, passarelas e áreas de lazer”, disse o prefeito.
As intervenções entre os bairros Horto, em Belo Horizonte, e General Carneiro, em Sabará, onde serão retificados e duplicados 8,3 quilômetros de linha férrea, estão previstas no projeto já protocolado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que ainda pode fazer reajustes. Nos períodos de pico da produção, o trecho é utilizado diariamente por 28 composições, carregadas com soja, minério e produtos siderúrgicos, entre outros. As obras tornarão o transporte mais eficiente, facilitando a movimentação de cargas entre as regiões Sudeste e Nordeste e melhorando a ligação entre as ferrovias Centro-Atlântica e Vitória-Minas.
De acordo com o vice-prefeito Roberto Carvalho, a obra muda a cara de grande parte da região Leste. “No início de fevereiro, bairros como São Geraldo, Casa Branca e Santa Inês vão ganhar, em todos os aspectos, com o início das obras. Teremos obras de alcance social incalculável e obras para uma região que há anos sofre com problemas relacionados à linha férrea”, afirmou.
Para o mecânico Carlos Roberto da Silva, morador do Horto, a construção do viaduto vai melhorar o trânsito local e facilitar a mobilidade das pessoas, que hoje têm dificuldade para se locomover por causa dos trilhos. “Além disso, vai diminuir a quantidade de acidentes na região”, disse.

A implantação do projeto começará após a compra de áreas desapropriadas contempladas no empreendimento, da liberação das licenças ambientais e da emissão dos alvarás de obra pela PBH e pela prefeitura de Sabará. O projeto de engenharia, assim como os recursos necessários para a execução das obras, serão de responsabilidade da Vale. O programa, que está sendo realizado em parceria com a Ferrovia Centro-Atlântica, tem previsão de que, após iniciadas, as obras durem aproximadamente 30 meses.
Confira as principais intervenções
• Construção de viaduto ferroviário sobre a avenida Itaituba, na região do bairro Horto, em Belo Horizonte, próximo à saída do pátio da Ferrovia Centro-Atlântica
• Construção de viaduto rodoviário ligando a avenida dos Andradas às ruas Souza Aguiar, Guarira, Bounier e Morrinhos, no bairro Caetano Furquim
• Instalação de viaduto ferroviário próximo a Ete da Copasa, com extensão de aproximadamente 150 metros
• Instalação de viaduto rodoviário em substituição à passagem em nível da vila Marzagão, em Sabará
• Construção de uma passagem inferior rodoviária entre o prolongamento da rua Jordão e a rua Futura, no bairro General Carneiro, em Sabará, permitindo melhor acesso ao bairro Nações Unidas
• Instalação de viaduto rodoviário em substituição à passagem em nível da rua Chile, no General Carneiro
• Realocação do Pompéia Futebol Clube, no bairro Horto
• Instalação de passarelas para pedestres ao longo do trecho
• Área de lazer próximo à avenida dos Andradas, em Belo Horizonte
• Revitalização de áreas verdes em Sabará.

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