Olha nóis aqui,oh!

Belo Horizonte, MInas Gerais, Brazil
A revista eletrônica da Região Leste de BHZ. Comunidade, cultura, ecologia, esportes, lazer e diversão, mirim, plenário, poesias, saúde,gente, 24 horas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Gestão de Márcio Lacerda

Prefeito Márcio Lacerda encontrou-se com
lideranças comunitárias da Região Leste

Aconteceu no dia 19 deste mês, às 19 horas, no auditório do Colégio Batista Mineiro, no Bairro Floresta, o encontro do prefeito Márcio Lacerda acompanhado de "staff" político com lideranças, moradores e políticos da Região Leste.
O prefeito informou, que além das metas do programa de governo estipuladas para os quatro anos, está garantida a continuidade do programa Vila Viva no Taquaril, dos programas sociais, de assistência, saúde e educação. "O Vila Viva está caminhando muito bem e já conseguimos reforços no orçamento para a conclusão das obras", informou o prefeito.
Na região Leste, uma das principais metas da Prefeitura é a construção da Via 710, que ligará a avenida dos Andradas, próximo à área hospitalar, ao Minas Shopping. A via permitirá a comunicação entre as regiões Leste e Norte sem a necessidade de se passar pelo Centro da cidade. A obra já foi licitada, mas ainda não tem recursos viabilizados, conforme assinalou o prefeito Marcio Lacerda. "Vamos apresentar o projeto ao Governo Federal e tentar um financiamento. Queremos ter pelo menos uma dúzia de obras grandes com projetos prontos até o final do ano para que, assim que o recurso aparecer, a gente possa começar a construção", salientou. "Vamos buscar financiamento público e privado para que, em 2010, já possamos deslanchar essas obras importantes", acrescentou o prefeito.
Metas do programa de governo para a região Leste
- Todos na escola, aprendendo
- Trânsito livre, seguro e confortável
- Ações para a cidade viver em paz
- Desenvolvimento com inclusão social
- Tecnologia em favor do cidadão
- Programa para a população viver e morar bem
- Crescimento planejado e compartilhado em defesa do patrimônio e do meio ambiente
- Cidadania e inclusão: uma cidade justa e igualitária
- Gestão compartilhada
Obras do Vila Viva/PAC Taquaril começam a mudar a vida dos moradores
Prédios em construção, ruas urbanizadas, escadarias de acesso, contenção de encostas e outras intervenções estão modificando a paisagem do Conjunto Taquaril, na região Leste da cidade, e proporcionando uma melhor qualidade de vida a 27 mil moradores. Isso se deve às intervenções do programa Vila Viva, que contam com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e são coordenadas pela Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel).
No Taquaril, os recursos destinados ao programa Vila Viva são de R$ 91 milhões para investimento em obras de abertura, alargamento e pavimentação de ruas e becos; implantação de novas redes de água, esgoto e drenagem; erradicação de áreas de risco geológico; remoção e reassentamento de famílias em prédios construídos nas imediações; iluminação pública; implantação de parques e áreas de lazer.
Os moradores já começaram a conviver com os benefícios da urbanização de ruas. A rua JK, que tem 580 metros de extensão, já conta com 460 metros urbanizados, ou seja, com contenção de encosta, drenagem, rede de esgoto, água, luz, iluminação pública e asfalto. Enquanto os operários trabalham na finalização das calçadas, a moradora Gerolina Cardoso olha emocionada a rua larga e asfaltada e conta como era sua vida antes da intervenção. "Aqui era só uma carreirinha de rua, cheia de barro. Quando secava havia muita poeira. Eu chiava o tempo todo e me sentia muito cansada e hoje não sinto mais nada. Para o meu marido, que teve derrame, o acesso à casa melhorou muito. Nascemos de novo depois da obra", comemora.
No complexo da rua Arco-Íris, que compreende 22 vias, as contenções, a rede de esgoto e a capina estão prontas e os operários trabalham agora na escadaria da rua Pedro I. Para o líder comunitário Sebastião Duarte, o Vila Viva é a realização de um sonho da comunidade. "O programa, para a nossa comunidade, significa vida, saúde, reconhecimento, inclusão e respeito. Traz para o cidadão coragem e vontade de lutar", pontua.
Plano Diretor
O diretor-presidente da Urbel, Claudius Vinicius Leite Pereira, afirma que o Vila Viva irá atacar de frente os problemas diagnosticados no Plano Diretor do Taquaril. "Vamos reduzir de forma significativa a insalubridade ambiental e as dificuldades de acesso, eliminar as áreas de risco, além de remover e reassentar cerca de 1.000 famílias em moradias dignas e seguras", afirma. Segundo ele, apenas nos setores 3 e 4, que são mais urbanizados, e 13 e 14, que pertencem a Sabará, não há previsão de intervenções no atual pacote de obras do Vila Viva.
De acordo com o engenheiro Nilton Ferreira, das 566 unidades habitacionais previstas para o Taquaril, já estão em construção 216 no Conjunto Granja de Freitas IX. As obras do Conjunto Granja de Freitas VIII começam em março, tão logo sejam removidas as duas últimas famílias que residem na área onde ficará o residencial.

Nenhum comentário: