Olha nóis aqui,oh!

Belo Horizonte, MInas Gerais, Brazil
A revista eletrônica da Região Leste de BHZ. Comunidade, cultura, ecologia, esportes, lazer e diversão, mirim, plenário, poesias, saúde,gente, 24 horas

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Alto Vera Cruz


Imóveis da Vila Alto Vera Cruz em processo de regularização
Técnicos da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) trabalham para a regularização dos imóveis localizados em 11 quadras da Vila Alto Vera Cruz, na região Leste. O objetivo final da intervenção é a emissão das escrituras dos proprietários pela Prefeitura. O levantamento topográfico, que é a primeira etapa do processo, foi concluído em agosto do ano passado e apontou a existência de 709 lotes.
Na etapa atual, as equipes vão de casa em casa para fazer a selagem das moradias, que consiste na quantificação dos domicílios e das famílias existentes em cada lote. De acordo com o supervisor de Cadastro da Urbel, Antônio de Pádua Silveira de Melo, a selagem começou a ser feita em outubro passado e já identificou 653 domicílios. "Pretendemos encerrar a selagem em abril. Em seguida, vamos fazer uma reunião com os moradores para começarmos a realizar o cadastro socioeconômico de cada família", informa.
Segundo o diretor de Regularização Fundiária e Controle Urbano da Urbel, Nilson Pedrosa, aproximadamente 3 mil pessoas serão beneficiadas. Ele afirmou, ainda, que os motivos da escolha das 11 quadras, que ficam no meio do Alto Vera Cruz, foram porque os terrenos são de propriedade do município e pelo fato de a urbanização da área estar consolidada. "Esses fatores facilitam muito o trabalho de transferência da propriedade para os atuais ocupantes dos imóveis", completa.
Edmilson Lopes de Abreu, 37 anos, que vive em uma das quatro moradias seladas em um mesmo lote da rua Fernão Dias, está satisfeito com o serviço. "É muito bom regularizar o que é da gente", afirma.
Comunidades beneficiadas
Além do Alto Vera Cruz, o trabalho de regularização fundiária está sendo implementado em outras quatro comunidades: Taquaril (Leste), Vila Corumbiara (Barreiro), Conjunto Confisco (Pampulha) e Vila Senhor dos Passos (Noroeste).
De acordo com o presidente da Urbel, Claudius Vinicius Leite Pereira, somente são regularizados os lotes que atendam o previsto na legislação, como não estar situado em área de risco de deslizamento de terra ou de inundação, debaixo de linhas de transmissão de energia elétrica ou em faixas de domínios de rodovias. "A meta estabelecida para os próximos anos é de emissão de títulos de propriedades para 12 mil famílias moradoras de vilas e favelas. Isso é uma forma de inclusão à cidade, já que com a escritura o cidadão se torna um proprietário de direito e não só de fato do imóvel que é dono", explica.

Nenhum comentário: