Olha nóis aqui,oh!

Belo Horizonte, MInas Gerais, Brazil
A revista eletrônica da Região Leste de BHZ. Comunidade, cultura, ecologia, esportes, lazer e diversão, mirim, plenário, poesias, saúde,gente, 24 horas

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Internet de graça

Internet de graça para
PBH instala as primeiras torres de transmissão de internet, via rádio, em diversos bairros da capital mineira
Continuando o programa BH Digital, a Prefeitura de BH, por meio da Prodabel, instalou quatro torres de transmissão de internet, via rádio, no Barreiro, Venda Nova, Califórnia e Ipiranga. A cidade vai contar, no total, com 12 dessas torres. Elas darão à capital mineira a condição de ser o primeiro município brasileiro totalmente digital. Todo o território de Belo Horizonte será coberto com internet sem fio, gratuita e de fácil acesso.
Para acessar a internet deste programa é necessário ter um equipamento compatível com a rede "wireless" (sem-fio), que pode ser um notebook, palmtop, celular ou até mesmo um desktop - micro-computadores mais utilizados. Quando o equipamento wireless é ligado em uma área coberta pelo programa, ele realiza uma busca automática, via rede, e encontra o sinal do BH Digital.
Basta o usuário se cadastrar, indicando o número do seu CPF, para ter acesso, 24 horas por dia, à página da prefeitura e, por duas horas diárias, a qualquer outra página da internet.
As antenas estão sendo instaladas em edifícios da prefeitura, como escolas municipais e prédios administrativos. Um dos critérios para a escolha do lugar é a altitude para garantir que o sinal atinja o maior número de cidadãos. Mais três torres serão instaladas neste mês nos bairros Jardim Vitória, Taquaril e Ouro Preto e, nos próximos meses, no Parque das Mangabeiras, no prédio da Prefeitura da rua Espírito Santo e no bairro Havaí.
A instalação destas torres, também, representa uma redução de custos para os cofres públicos, porque com a internet via rádio, a PBH não terá mais gastos com operadoras, além de garantir manutenção rápida realizada por meio da Prodabel", de acordo com o gerente de Projetos de Implantação do BH Digital, Gersson Pinheiro Machado.
Para não deixar nenhuma dúvida sobre os equipamentos, a população é informada, por meio de uma cartilha, sobre os benefícios e a ausência de riscos à saúde, entre outras explicações.
Hotspot: terminais públicos à internet com tecnologia Wi-Fi – sem fio
A instalação das antenas vai garantir que a capital mineira tenha cada vez mais hotspots, ou seja, terminais públicos de acesso à internet por meio da tecnologia Wi-Fi (sem fio). Em Belo Horizonte já existem cinco hotspots em locais onde há uma grande concentração de pessoas: Praça da Liberdade, Praça da Estação, Parque Municipal e a rodoviária, além de prédios públicos, como o saguão da Prefeitura e a sede da Prodabel.
Com o objetivo de disponibilizar o livre acesso à internet para toda a população, os hotspots oferecem uma velocidade de 512 kbps e contam atualmente com 900 usuários cadastrados, com previsão de chegar a dez mil. A meta da Prodabel é, em breve, instalar e ativar hotspots em diversas praças, como a do Papa, de Santa Efigênia, da Febem, da Assembléia e na restaurada Raul Soares. Também em breve serão instaladas placas de identificação para que o público perceba facilmente os locais onde é possível acessar gratuitamente a internet.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário: