Olha nóis aqui,oh!

Belo Horizonte, MInas Gerais, Brazil
A revista eletrônica da Região Leste de BHZ. Comunidade, cultura, ecologia, esportes, lazer e diversão, mirim, plenário, poesias, saúde,gente, 24 horas

terça-feira, 20 de maio de 2008

Saúde

O que é sonho?
Qual é a definição do sonho para a Medicina e para a ciência atualmente?

"O sonho é uma atividade mental que se repete todos os dias, normalmente enquanto dormimos. Ele só foi possível com a evolução da espécie. Se imaginarmos a vida na Terra, o "aparelho" para se ter sonhos surgiu há aproximadamente 50 milhões de anos, quando apareceram os sistemas químicos que propiciam a manutenção dos seres vivos".
"Os sonhos estão ligados a uma substância chamada dopamina, também relacionada a transtornos psiquiátricos, como a esquizofrenia. Hoje, sabemos que, se manipularmos a dopamina, teremos alterações nos sonhos. Se trabalharmos com medicamentos que simulam essa substância, vamos mudar os sonhos, o seu conteúdo e sua densidade".
"Os sonhos, principalmente os vividos e ricos, ocorrem durante o Sono REM (Rapid Eyes Moviment), fase do sono descoberta há exatamente 50 anos. Mas eles não são exclusivos desse estágio. O REM é um dos comportamentos do ser humano. Outro seria o estado de vigília, em que nossos organismos trocam informações e são sensíveis ao meio. Nos sonhos, o organismo se volta para dentro e atenua as entradas sensoriais. Lógico que, se alguém der um tiro ou houver um barulho alto, você volta ao estado de vigília. Essa, aliás, é outra característica do sono e dos sonhos: a reversibilidade.
Basicamente, se consideramos o ponto de vista biológico, os sonhos são uma manifestação da mente, especificamente de determinadas regiões ativadas durante o sono. Com certeza, os sonhos influenciam a nossa vida, mas também recebem influência dos dados do ambiente, são sensíveis a mudanças do meio. Se houver pré-disposição, passamos a sonhar mais. Ao mesmo tempo, os sonhos podem abrir caminhos para o futuro. Se a pessoa passa a refletir sobre eles, pode chegar a conclusões fantásticas. Assim, os sonhos servem também como uma catapulta, pois podem nos auxiliar a compreender melhor nossa vidas e iluminar nossos futuros".

Definição do psiquiatra Dirceu de Campos Valadares especialista em sono pela Universidade da Califórnia, nos EUA, e diretor da Clínica do Sono, em Belo Horizonte ( Alameda Ingá, 780 – Vale do Sereno - Fones: (31) 3286-3301) publicada na revista Minas Faz Ciência – nº 12 – setembro a novembro/ 2002 - Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG - Fone (31) 3280- 2141 –
http:// revista.fapemig.br.

Nenhum comentário: